quinta-feira, 29 de março de 2012

Caos no Metrô de São Paulo


Falha elétrica na estação Barra Funda atrasa e chega a parar todo o sistema da linha 3 - Vermelha do metrô. Eu estava na grade de acesso aos trens na estação Sé e lá fiquei por mais de duas horas (por escolha, teria levado uma hora e meia mais ou menos), me divertindo com a população entrando nos trens como animais. Ouvi muita gente xingar o metrô e os guardinhas de preto vestidos de bope, e quero fazer alguns comentários.
As pessoas gritavam "manda vazio!", sabendo que no horário de pico o metrô libera trens vazios até as estações Anhangabaú, República e Sé, mas o que elas não sabiam (de fato, o metrô não esclarece muita coisa) é que o "carrossel" da linha 3 INTEIRO estava extremamente lento, e chegou a parar completamente por algum tempo, simplesmente não havia como suprir a demanda, e até determinado horário era impossível liberar trens vazios para as estações mais prejudicadas. Chegaram a restringir quase completamente o acesso às estações, coisa que vi poucas vezes em tantos anos viajando de metrô todos os dias em são paulo.

Quanto aos agentes do metrô (guardinhas do bope), parabenizo-os pelo trabalho, vi muitos deles se esforçando muito para conter a população que tentava entrar nos carros com muita violência, sem se importar com gestantes, idosos ou crianças.

Vi gente se machucar muito, um senhor próximo a mim (cuja esposa estava se divertindo com minhas filmagens e minha apatia à situação) rompeu a clavícula no empurra-empurra e mal conseguia mexer o braço, senhoras sendo empurradas com violência, etc. Os agentes faziam de tudo pra proteger estes usuários especiais, e mesmo alguns dos usuários tentavam proteger as senhoras e gestantes do caos.



Em suma, é verdade que o metrô não comporta toda a população que o usa atualmente como deveria - o projeto é dos anos 70! - mas o Metrô faz o que pode pra resolver o problema, e os guardinhas do bope definitivamente não são culpados pela algazarra instaurada nesse dia.

Um comentário:

Usuários Metrô SP disse...

Olá amigo, compartilhei no perfil @UsuariosMetroSP. Abraço!